3 de agosto de 2015

6 DICAS PARA ESCOLHER A SUA PROFISSÃO IDEAL!

 “AINDA NÃO DECIDI MINHA CARREIRA. E AGORA?”.


Siga algumas orientações para o autoconhecimento e descubra em qual profissão você pode se encaixar melhor! 

Bora conferir? =)



1)    LISTE QUAIS SÃO SEUS HOBBIES!

Coloque no papel todas as coisas que você gosta de fazer, no geral, coisas que o deixa feliz. É o primeiro passo que ajuda no autoconhecimento e a fixar melhor a ideia que você tem sobre si mesmo.


2)      LISTE SEUS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS!

Anote todos os seus pontos positivos e negativos que consiga analisar. Você precisa ser muito honesto consigo mesmo, sobre quem você é. Não adiantaria nada eu querer ser uma enfermeira ou cirurgiã, por exemplo, sendo que desmaio na primeira gotinha de sangue que vejo na minha frente, então, é por isso que precisa de honestidade. Apesar de que sempre haverá obstáculos, mas isso é na última etapa.


3)     CONHEÇA A REALIDADE DO MERCADO DE TRABALHO!

Você precisa estar sempre informado sobre a atualidade do mercado. Faça uma lista com as profissões do momento e avalie. Mas tome muito cuidado com as profissões que são imediatas, por isso precisa pesquisar também separadamente sobre elas. É necessário que pense na sua carreira futura, então, deverá ser uma profissão que lhe traga confiança no que está fazendo para que assim o execute melhor ainda. Mantenha-se sempre informado!


4)      SEJA OBJETIVO PARA FAZER SUA ESCOLHA!

Vi uma pesquisa em que dizia ter mais de 20 mil cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), e isso também causava muita confusão na hora da escolha, por isso, seja objetivo.


5)      HORA DE ANALISAR!

Liste as profissões que você viu ao pesquisar que possuem algumas atividades (ou pelo menos parecidas) que você também possui como hobbies. Veja as tarefas que deverá executar se você tem essa habilidade de acordo com seus pontos fortes e fracos. Não escolha uma profissão que deverá “se matar” de trabalhar sendo que existe alguma que você pode fazer com amor e tranquilidade. Veja seus planos futuros para sua vida e se consegue encaixar na profissão. Não arrisque e aposte tudo o que você tem em apenas uma opção, afinal, nunca sabemos de fato o que nos aguarda, por isso tenha sempre um plano B caso o plano A não seja o melhor, e pode ser que tenha até um plano C. Evite mais do que o plano C, pode ser que seja mais confuso ainda.


6)     CONVERSE COM PROFISSIONAIS DA ÁREA!

Após montar esse quebra-cabeça, podemos concluir grandes coisas sobre nossa profissão mais ideal. Com certeza terá algo que você goste que em alguma profissão exija isso, mas por favor, comer e dormir não deve ser incluso na lista de hobbies porque todo mundo gosta de fazer isso (principalmente eu)! HAHAHAH
Após encontrar a profissão que se encaixe ao seu perfil, procure buscar alguém mais experiente que trabalha nessa área e troque algumas ideias. Alguém que te explique o que você terá que enfrentar, e quem sabe já até te adianta algumas matérias que estudam para pesquisar e ter uma noção básica, assim você também estará ganhando!

=)


Sempre terão matérias que não vamos sentir prazer em estudar, mas serão necessárias. Não podemos desistir e nem perder o foco diante de obstáculos, afinal, obstáculos são apenas obstáculos e já sabemos que podemos passar por cima. Esteja sempre pesquisando e se informando, o conhecimento é fundamental e isso lhe trará a certeza e a garantia do que é o melhor para você. Comece a estudar a partir de agora para quando chegar dentro de uma sala de aula já ter pelo menos a mínima noção da escolha que fez. Busque e se aprofunde, se interesse e dê o seu melhor. 

Você pode, você é capaz, basta querer explorar o que há de melhor em você! Seja a diferença!

12 comentários:

  1. PRIMA DE QUE HERDOU TAMANHA INTELIGENCIA? PARABENS LINDONA.

    ResponderExcluir
  2. São dicas muito legais e muito importantes pra quem está nesse dilema! No meu blog , esse é o mês das profissões , então toda terça-feira eu entrevisto Blogueiras com profissões diferentes para ajudar os indecisos na carreira!

    www.docinhodeavela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, dica é sempre bom! hehehe
      Obrigada =)

      Excluir
  3. Muito bom o post!!
    Fiquei extremamente confusa na hora de escolher minha profissão.
    Mas Graças a Deus, minha escolha foi feita e estou muito feliz com ela! =)
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, normalmente sentimos um dúvida por conta da insegurança mesmo, mas sempre da certo seguir o que gostamos!
      Beeeijos =)

      Excluir
  4. Adorei seu post menina tem talento sucesso to esperando uma visitinha sua!!
    Amiga tenho novidade la no blog e acabei de libera
    E uma coisa bem divertida se puder vai la depois!!!
    Um beijo fica com deus!!
    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, hehehe
      visitarei sim!
      Beiijos =)

      Excluir
  5. Adorei as dicas , seu blog é muito fofo! haha
    http://garota-na-area.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Mariane Coelho - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Freitas.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo